A Prefeitura Municipal de Centro do Guilherme, através da Secretaria Municipal de Educação lança programa ‘Volta ao Novo’.

A Prefeitura Municipal de Centro do Guilherme, através da Secretaria Municipal de Educação lança programa ‘Volta ao Novo’.

O Programa Volta ao Novo, é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a Prefeitura Municipal, e que tem como objetivo apoiar os educadores no desenvolvimento das competências socioemocionais durante o processo de ensino aprendizagem.

O programa consiste numa preparação socio-psicicológica para educadores na volta as aulas, e está organizado em cinco módulos focados em macrocompetências – Abertura ao Novo; Autogestão; Resiliência emocional; Amabilidade e Engajamento, bem como as competências, eixos considerados fundamentais para o desenvolvimento pleno escolar.
O evento de lançamento do programa Volta ao Novo, aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação, com uma palestra que abordou sobre o programa e suas macrocompetências que é a capacidade de lidar com as próprias emoções demonstrando equilíbrio e controle sobre as reações emocionais.
A abertura foi realizada pela equipe do programa no município.
O articulador Jaime Vaz, que falou sobre a importância do programa, na preparação dos profissionais de educação para a volta às aulas.
A coordenadora Fabiana Ferreira, apresentou o programa. Segundo ela, o Programa Volta ao Novo veio de encontro com as necessidades dos profissionais de educação, em meio aos desafios pelo qual têm enfrentados, quando tiveram que deixar as sala de aulas e se reinventarem para ministrar aulas online, em decorrência da pandemia. ” E dentro desse cenário as competências socioemocionais será de suma importância, para ajudar no desenvolvimento emocional, seja em sala de aula ou no ensino remoto” acrescentou.
A palestra que foi ministrada pela psicóloga, Márcia Cristine. Para ela, é muito importante nesse momento de pandemia trabalhar às competências na volta às aulas.
“Nada mais é que o poder de autorrecuperação, é capacidade que temos de nos desenvolver e nos recuperarmos diante das adversidades na vida. Com tudo isso, que vem acontecendo gera muita ansiedade nas pessoas, então é importante que aprendamos a nos reconstruirmos, para voltar a trabalhar em sala de aula”, disse.

 

Categoria: Notícias